Acervos virtuais

Atualizada em 17/11/22 16:40

As fontes de informação virtuais ou digitais são atualmente indispensáveis para as atividades relacionadas com o ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura. Pensando nisso, a Biblioteca Universitária - UFCAT faz a gestão de algumas dessas fontes e mantém parceria com outras instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais. Compreende-se como acervo virtual o conteúdo de uma coleção privada ou pública, podendo ser de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico, científico, histórico, documental ou misto e com acesso universal via internet.

 

Além de fontes e bases de outras instituições, a Biblioteca Universitária - UFCAT desenvolve e faz a gestão de 3 fontes de informação virtuais: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/UFCAT), Repositório Institucional (RI/UFCAT) e o Portal de Periódicos (PP/UFCAT). O objetivo é permitir acesso livre à informação científica, contribuindo para uma maior visibilidade dos programas de pós-graduação, o que aumenta, inclusive, as possibilidades de um maior impacto das pesquisas, fazendo com que a instituição seja protagonista de sua divulgação científica.

 

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD/UFCAT) reúne as teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição a partir de 2017. São quase 1000 teses e dissertações contidas nesta base de dados com produções desde quando a UFCAT era apenas um Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

O acesso pode ser realizado através do ícone a seguir:

BDTD logo

 

Portal de Periódicos da Universidade Federal de Catalão (PP/UFCAT) é resultado da parceria entre a Biblioteca Universitária (BU/UFCAT) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPESQ/UFCAT) com o objetivo de promover e divulgar a produção científica institucional.

A comunicação científica é uma importante etapa no ciclo da produção do conhecimento. Nas últimas décadas um novo modelo baseado no acesso livre à informação científica surge através do Open Access, movimento internacional que tem por objetivo o fim das barreiras de acesso à comunicação científica, especialmente econômicas. São propostas duas vias, uma delas a formação de Portais onde a produção científica, sob o formato de periódicos, seja depositada e disponibilizada gratuitamente e livre à toda comunidade científica (via dourada).

A Universidade Federal de Catalão, por meio da Biblioteca Universitária, tem realizado esforços para aderir plenamente a esta iniciativa que é mundial, o Portal de Periódicos da UFCAT, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o Repositório Institucional (RI) são exemplos disso.

O Portal utiliza o Open Journal Systems (OJS), uma ferramenta de gestão e publicação de revistas eletrônicas. Este software foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), baseado no software Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP).

 

O link para acessar o Portal de Periódicos da UFCAT (PP/UFCAT) é: https://periodicos.ufcat.edu.br/index/index 
 
Portal de periódicos da UFCAT